Para auxiliar pais no cuidado de bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação, foi lançado há dois anos em Franca – no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, o aplicativo Universo Prematuro. A ferramenta surgiu de uma iniciativa da Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti, docente do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unifran (Universidade de Franca), que durante 20 anos trabalhou em uma UTI Pediátrica acompanhando bebês prematuros e suas famílias.
“Reconheci essa demanda, no acompanhamento a essas crianças, após a alta hospitalar e decidi elaborar o projeto e submeter à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e fui contemplada”, explica a professora.
Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e crescimento da criança nascida prematura, de forma supervisionada, interdisciplinar e sistemática, com alcance no domicílio, o aplicativo contou com uma equipe multiprofissional em seu desenvolvimento e, nesse período, já passou por duas atualizações. “Fizemos essas duas atualizações e haverá outras progressivas. O aplicativo está pronto para acompanhar a criança até 1 ano, em seguida vamos ampliar até os 3 anos e depois até os 6 anos, compreendendo toda a primeira infância”.
Marisa enfatiza que o desejo do aplicativo sempre foi assegurar a evolução do desenvolvimento integral dos bebês em sua primeira fase de vida com informações que envolvam a linguagem, área social, motora e global, o crescimento, os cuidados e a alimentação.
De fácil acesso e interativo, o aplicativo motiva o usuário, em especial as mães ou cuidadores, à utilização e aplicação das informações recebidas de forma dinâmica e em tempo real. Os registros no aplicativo possibilitam a criação de uma rede de informações de fácil organização e processamento, com o conhecimento dos desfechos ao recém-nascido prematuro. “O funcionamento é por etapas e consta de várias tarefas. A mãe tem acesso por meio de um código e conforme finaliza uma etapa, avança para a próxima. As abas são claras para o manuseio e de fácil interpretação. Os profissionais de saúde e educação também podem acompanhar os gráficos e temos também uma cartilha que foi desenvolvida para as gestantes com informações sobre direito, saúde e educação”, detalhou a professora.
Disponível gratuitamente no sistema Android (em breve, será liberado na versão IOS), o app ainda permite o envio de dúvidas, registro temporal do desenvolvimento e ao mesmo tempo os registros em vídeos e fotos. “No aplicativo cada etapa cronológica de criança é registrada permitindo o acompanhando das conquistas dos marcos motores. A vigilância do desenvolvimento infantil pelo aplicativo possibilita a identificação precoce de sinais de alerta, sendo elemento de proteção ao desenvolvimento da criança”, completou a doutora Marisa.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia