Banner

App desenvolvido em Franca ajuda no cuidado de bebês prematuros

Foto
Notícias 26 Out, 2021
Aplicativo foi criado por professora doutora da Unifran

Para auxiliar pais no cuidado de bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação, foi lançado há dois anos em Franca – no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, o aplicativo Universo Prematuro. A ferramenta surgiu de uma iniciativa da Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti, docente do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unifran (Universidade de Franca), que durante 20 anos trabalhou em uma UTI Pediátrica acompanhando bebês prematuros e suas famílias.

“Reconheci essa demanda, no acompanhamento a essas crianças, após a alta hospitalar e decidi elaborar o projeto e submeter à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e fui contemplada”, explica a professora.

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e crescimento da criança nascida prematura, de forma supervisionada, interdisciplinar e sistemática, com alcance no domicílio, o aplicativo contou com uma equipe multiprofissional em seu desenvolvimento e, nesse período, já passou por duas atualizações. “Fizemos essas duas atualizações e haverá outras progressivas. O aplicativo está pronto para acompanhar a criança até 1 ano, em seguida vamos ampliar até os 3 anos e depois até os 6 anos, compreendendo toda a primeira infância”.

Marisa enfatiza que o desejo do aplicativo sempre foi assegurar a evolução do desenvolvimento integral dos bebês em sua primeira fase de vida com informações que envolvam a linguagem, área social, motora e global, o crescimento, os cuidados e a alimentação.

De fácil acesso e interativo, o aplicativo motiva o usuário, em especial as mães ou cuidadores, à utilização e aplicação das informações recebidas de forma dinâmica e em tempo real. Os registros no aplicativo possibilitam a criação de uma rede de informações de fácil organização e processamento, com o conhecimento dos desfechos ao recém-nascido prematuro. “O funcionamento é por etapas e consta de várias tarefas. A mãe tem acesso por meio de um código e conforme finaliza uma etapa, avança para a próxima. As abas são claras para o manuseio e de fácil interpretação. Os profissionais de saúde e educação também podem acompanhar os gráficos e temos também uma cartilha que foi desenvolvida para as gestantes com informações sobre direito, saúde e educação”, detalhou a professora.

Disponível gratuitamente no sistema Android (em breve, será liberado na versão IOS), o app ainda permite o envio de dúvidas, registro temporal do desenvolvimento e ao mesmo tempo os registros em vídeos e fotos. “No aplicativo cada etapa cronológica de criança é registrada permitindo o acompanhando das conquistas dos marcos motores. A vigilância do desenvolvimento infantil pelo aplicativo possibilita a identificação precoce de sinais de alerta, sendo elemento de proteção ao desenvolvimento da criança”, completou a doutora Marisa.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia