Banner

APADA luta há 22 anos pelos direitos dos surdos de Franca

Foto
Notícias 26 Jul, 2019
Dados da associação contabilizam 900 encaminhamentos nessa área. A APADA oferece ainda orientações diversas, rodas de conversa e projetos esportivos e culturais para os assistidos.

Todo mundo lembra no primeiro dia de 2019, na posse do novo presidente da República, um fato inédito chamou a atenção do público e da imprensa. Na ocasião, a primeira-dama Michelle Bolsonaro quebrou o protocolo e discursou em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) antes do marido. No pronunciamento, ela também disse que os surdos teriam seus direitos respeitados no Governo. É imbuída nessa luta de ter os direitos dos surdos reconhecidos que a APADA (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) atua há 22 anos em Franca.

Sem sede própria, a associação sem fins lucrativos funciona em salas cedidas pela Prefeitura na Escola Municipal “Ruth Luz Paiva Cilurzo”, no Jardim Vera Cruz e conta com o resultado de promoções, do serviço de intérprete e das mensalidades do curso técnico profissionalizante de Libras para manter os atendimentos. São 1,5 mil famílias acompanhadas regularmente, porém a APADA possui cinco mil cadastrados e ainda assim, está longe de atender toda a comunidade surda francana. “Segundo a Secretaria de Saúde do município são 17 mil pessoas em Franca com deficiência auditiva, sendo que muitos são idosos e uma grande parcela não está inserida em nenhum programa ou recebe qualquer atendimento para que possamos localizar”, diz a secretária executiva da APADA, Izabel Alves de Sousa.

Entre as atividades estão trabalhos burocráticos como direcionamentos na área de saúde, educacional, jurídica e também para o mercado de trabalho. Dados da associação contabilizam 900 encaminhamentos nessa área. A APADA oferece ainda orientações diversas, rodas de conversa e projetos esportivos e culturais para os assistidos.

 

De maneira gratuita, os familiares dos surdos têm a oferta de um curso básico de alfabetização na linguagem de sinais, que acontece semanalmente com a duração de três meses, no intuito de melhorar a convivência e o diálogo com o familiar surdo. Sua relevância ocasiona fila de espera, assim como para o curso técnico profissionalizante que está com todas as 30 vagas preenchidas para a nova turma que começará as aulas nesse mês de julho. O curso técnico tem duração de 1 ano (300 horas) e acontece todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados no período da manhã, na própria associação.

Para interessados em colaborar com a APADA o email é o apadafranca@gmail.com e o celular de atendimento o (16) 99184-3482.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia