A partir de janeiro de 2017, a Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) não atualizará o software e as empresas terão que custear a nova ferramenta
A partir de janeiro de 2017, a Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) vai suspender a atualização de seus sistemas gratuitos de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Com a descontinuidade do serviço, as empresas terão que arcar com os custos para adquirir uma nova ferramenta de emissão. A ótima notícia é que os associados ACIF não precisam se preocupar já que a Entidade, através de parceria, vai disponibilizar o serviço gratuitamente.
De acordo com o comunicado no site da Sefaz, o sistema será descontinuado porque “com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos”.
Segundo dados divulgados em abril deste ano pela Sefaz, 92,2% das notas e 96,3% dos documentos de CT-e são gerados por empresas que optaram por emissores próprios.
Pensando nas empresas associadas que precisam continuar cumprindo com suas obrigações fiscais e fazer a migração do sistema com urgência, a ACIF fez uma parceria com a empresa francana SoftUp Sistemas, que vai disponibilizar acesso gratuito a um software moderno e atualizado constantemente, que ainda atua integrado a outros processos.
“Quando a SoftUp nos apresentou o sistema, o que nos motivou a firmar essa parceria foi o fato de evitar transtornos e minimizar os impactos que as empresas associadas, principalmente as de pequeno porte, podem sofrer com a descontinuidade do serviço oferecido pelo governo”, afirma Wanderley Olivon Junior, gerente de Negócios da ACIF.
O software
No mercado há 20 anos, sob o comando dos empresários Robinson Idalgo e Matheus Primon, a SoftUp Sistemas integra o Polo Francano de TI, do Programa Empreender da ACIF. A empresa atende atualmente 250 pequenas e médias empresas em todo o país, com foco voltado para a gestão empresarial de atacado e varejo. Especialista desde 2006 na emissão de NF-e, a SoftUp desenvolveu nos últimos três anos um software de serviço que traz a solução completa para os negócios.
“Quem utiliza hoje o sistema do governo sabe da dificuldade de ter que fazer um cadastro diário para a emissão da nota fiscal eletrônica. A partir desta parceria, a ACIF disponibiliza uma ferramenta completa e atualizada sempre preocupada com a qualidade do serviço prestado e com a continuidade dos processos”, afirma Wanderley.
Segundo Robinson, sem dúvida os pequenos empresários serão os maiores prejudicados com a descontinuidade do sistema gratuito de emissão da NF-e, pois terão que investir em alternativas no mercado para entregar a nota fiscal dos produtos comercializados.
No entanto, os associados que optarem pelo software gratuito disponibilizado por meio da ACIF terão a possibilidade de melhorar outros processos e serviços que facilitam a rotina da empresa.
“Esse programa vai possibilitar ao empresário de pequeno porte enxergar que existe solução que não só vai atender a nota, como o governo fazia, mas que vai ajudá-lo a organizar os processos e o pessoal com a ajuda da tecnologia”, ressalta Robinson.
De acordo com o empresário, o software desenvolvido em nuvem é integrado e responsivo, podendo ser utilizado em qualquer plataforma, ou seja, computador, tablet e celular. Para isso, basta apenas ter acesso à internet.
Além disso, a transição para esse sistema é simples e prática, já que ele aceita a importação de clientes e produtos através da planilha de Excel. Sua utilização diária retém o cadastro e evita o retrabalho, reduzindo a margem de erro.
Voucher gratuito
O software desenvolvido pela SoftUp para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem vários módulos. O plano básico, que a ACIF vai oferecer, custa R$ 49,90 mensal, mas para o associado será gratuito.
As empresas associadas à ACIF que têm interesse na ferramenta gratuita já podem procurar o setor comercial da Entidade, pelo telefone (16) 3711-1721 ou Rua Monsenhor Rosa, 1940 – Centro.
Será gerado um voucher (por CNPJ) com 100% de desconto e, com o número em mãos, basta acessar www.sistemagratis.com.br, contratar o serviço “Micro” e inserir o vale no item “Adicionar um cupom de desconto”.
A partir deste plano é possível adquirir, com investimento à parte, outros módulos integrados e adicionais como estoque, compras, vendas, contas a pagar e a receber, boleto bancário, comissões, suporte e treinamento on-line ou local.
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