Bárbara, 13, André, 18 e Samuel, 29, são moradores de Franca e, além da cidade em que vivem os três têm mais um ponto em comum: a passagem por projetos apoiados pela ACIF. Bárbara Galizi de Mello e Samuel Eduardo da Silva através do Projeto Guri Polo ACIF Franca e André Guerra Santos, por meio dos cursos de qualificação ofertados pelo Pró Criança.
Aluna do Guri desde os 6 anos, onde inicialmente fez aulas de canto coral e agora frequenta o curso de violão, Bárbara se formou cantora no projeto e é grata por todo crescimento profissional e pessoal vivenciado nesses 13 anos. “Temos uma história de gratidão e superação com o Guri. A Bárbara sempre manifestou o desejo de cantar, mas no começo era difícil ela frequentar as aulas. Eu trabalhava em São Paulo e minha esposa ficava sozinha com ela e nossa filha que era bebê. Morávamos longe do Projeto e muitas vezes não tínhamos dinheiro para colocar combustível. Muitas pessoas falavam para a gente desistir, mas era o sonho dela”, recorda o pai, o professor de educação física Alberto Cine de Mello. “Inicialmente achávamos que seria um curso básico, mas depois descobrimos que o Guri é um conservatório, que oferece muito mais que aulas de música. O Projeto trouxe uma formação profissional para a Bárbara, ela se desenvolveu na música. Somos muito gratos ao Guri. Agradecemos por ele existir em Franca”, completou.
Segundo Bárbara, as aulas de canto coral contribuíram para que ela ficasse mais extrovertida e segura nas apresentações e foram determinantes na realização de um segundo sonho, a participação no programa da TV Globo, The Voice Kids. “Sempre quis fazer inscrição no programa e um site viu uma apresentação minha e indicou para a Globo e eles entraram em contato. Posso dizer que tudo aconteceu graças ao Guri, pois evolui muito participando das aulas. O Projeto ajuda a realizar sonhos”, diz a adolescente, que no programa foi elogiada pelos jurados globais e acabou escolhida para integrar o time da cantora Gaby Amarantos, após cantar Céu Azul, de Charlie Brown Jr.
Filho de pai marceneiro e mãe faxineira, Samuel também é só elogios para o Projeto Guri Polo ACIF Franca. Ele começou a frequentar o Polo aos 12 anos com as aulas de violoncelo, se formou como violoncelista e hoje é professor no Projeto. “Tocava violão na igreja desde os 9 anos e me falaram do projeto, a ideia era fazer flauta, mas só tinha vaga para o violoncelo.
Na época, o Projeto Guri ficava no Centro e a gente morava no Parque do Horto, era desgastante frequentar as aulas e a coordenadora do Guri precisou me ajudar para trocar o turno da escola, do contrário não conseguiria fazer as aulas”, recorda. Samuel permaneceu no Projeto até os 16 anos, depois seguiu os estudos em Ribeirão Preto, passou a tocar em casamentos e aos 18 anos recebeu o convite para participar de um processo seletivo que oferecia uma vaga de professor no Guri de Franca. “Tinha 18 anos e recebi esse convite da coordenadora. Passei por uma banca com professores e supervisores e fui aprovado”.
Após dois anos como professor, Samuel começou a cursar faculdade de música e hoje é aluno de mestrado e dá aulas no Projeto Guri Polo ACIF Franca e no Projeto Guri Polo IORM Orlândia. “O Projeto Guri deu um norte para a minha vida, me formou na música e como pessoa. Eu não tinha perspectiva. Tudo tomou forma depois que comecei a frequentar as aulas e nunca parei de estudar. O poder da música mudou a minha trajetória”, se orgulha.
Maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo em todo o Estado de São Paulo com o apoio de entidades parceiras, em cada cidade. Em Franca, a ACIF é a mantenedora do projeto desde 2005, sendo responsável pelo custeio do prédio (infraestrutura e manutenção completa, materiais de escritório e custos das viagens educacionais). Atualmente com mais de 600 alunos, o Projeto Guri oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia