Para aquecer o frio oudar energia. A canja de frango é infalível e o preparo fácil e rápido corrobora para que o prato seja uma tradição na mesa do brasileiro. Em Franca, devido à queda de temperatura nesta época do ano, a canja se torna ainda mais presente e muitos estabelecimentos passam a ofertá-la no cardápio. É o caso, por exemplo, da Padaria Estrela, onde a canja é a preferida entre os caldos oferecidos.
Segundo a nutricionista da padaria, Ilza Rodrigues, que preparou essa receita a pedido da ACIF em Revista, a canja é ofertada todos os dias neste período juntamente com outros caldos como cabotia, vaca atolada, palmito e feijoada. Agora devido à pandemia de Covid-19, os caldos, que antes ficavam expostos e eram servidos quentes, estão disponíveis somente congelados.
Com propriedades reconfortantes, graças à combinação dos carboidratos do arroz, das proteínas da carne e dos nutrientes dos legumes, a tradição de consumir canja no Brasil surgiu durante o período imperial com Dom Pedro II. O imperador gostava de consumi-la após os famosos bailes carnavalescos e apresentações teatrais por ser um prato leve. Mas sua origem remota à China de onde ela teria sido trazida pelos portugueses por ser um alimento que hidrata bastante, por conta da quantidade generosa de caldo.
Outra versão, divulgada pela Wikipédia, aponta sua origem na Índia, na Costa de Malabar, porto de Calicute, onde Vasco da Gama aportou em 1492. Era chamada kenji (ou kenge) palavra malaiala que designava um caldo quente e salgado, ao qual os portugueses acrescentaram a galinha.
Independente da origem, o brasileiro tem forte conexão com o prato que ajuda a encarar as noites ou dias gelados. Confira abaixo a receita da canja da Padaria Estrela:
Ingredientes Frango:
600 gramas de peito de frango
30 gramas de cebola em cubos
10 gramas de alho fresco
10 gramas de sal refinado
Ingredientes Caldo:
1 quilo de arroz cozido
1 quilo de cenoura ralada
400 gramas de batata inglesa em cubos
800 gramas de batata inglesa ralada
140 gramas de óleo composto
150 gramas de cebola de cabeça
50 gramas de alho fresco dente
50 gramas de sal refinado
1 litro de água (cozimento do frango)
6 litros de água (legumes)
Cheiro verde
Modo de preparo:
1) Retire os excessos do peito de frango, tempere com 10 gramas de alho, 30 gramas de cebola e 10 gramas de sal refinado.
2) Coloque o frango já temperado na panela de pressão, cubra com água, cozinhe por aproximadamente 40 minutos (após a pressão), ou de acordo com a necessidade.
3) Enquanto o frango cozinha, lave as batatas e cenouras em água corrente, descasque, corte a cenoura e parte das batatas (400gramas), em cubos, e rale o restante da batata (800 gramas) reserve- os.
4) Numa panela grande, coloque 140 gramas de óleo composto, 1 cebola pequena em cubos, 50 gramas de alho fresco amassado, deixe dourar, acrescente o frango cozido e desfiado, deixe fritar pra ficar bem moreninho (se for necessário vá pingando água aos poucos).
5) Na panela do frango, coloque 6 litros de água, deixe levantar fervura, acrescente os legumes e o sal, deixe cozinhar, após cozido acrescente o arroz (já cozido), e deixe apurar a gosto.
Rende 7,390 kg sendo que geralmente é servido 500 gramas por pessoa.ita de junho é
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia