Banner

7 dicas para organizar o orçamento

Foto
Notícias 19 Jun, 2017
Não dá para pensar em saúde financeira sem um orçamento organizado. Confira, então, estas dicas para conquistar o controle sobre o seu dinheiro.

Não dá para pensar em saúde financeira sem um orçamento organizado. Confira, então, estas dicas para conquistar o controle sobre o seu dinheiro.

Você sabe dizer quanto gastou no último mês? E quanto dinheiro já está comprometido com dívidas nos próximos meses? Manter um orçamento organizado é o primeiro passo para o bem da sua saúde financeira.

Conhecer ao certo suas receitas e despesas, ser capaz de prever seu saldo nos próximos meses e identificar gastos desnecessários são pontos fundamentais para quem deseja assumir o controle sobre o próprio dinheiro, planejar o futuro e realizar sonhos. Por isso, se você ainda não tem as finanças organizadas, confira estas 7 dicas para colocar o orçamento em ordem.

1) Tome iniciativa

Viver em negação com dinheiro não fará sua vida financeira melhorar automaticamente: só com consciência será possível colocá-la nos eixos. Por isso, para começar a se organizar financeiramente é preciso iniciativa. Assuma o compromisso de encarar a realidade e separe algumas horas para dar início a esse plano.

2) Organize as receitas e despesas

Agora é hora de partir para a organização financeira em si. Para que esse processo seja mais eficiente, é interessante que você use alguma ferramenta de controle, que pode ser uma planilha ou aplicativo específico.

Comece enumerando todas as receitas obtidas no mês, com salário, pagamento de aluguéis e freelas, por exemplo. Pode parecer fácil, mas a verdade é que muita gente não sabe dizer ao certo o total dos seus ganhos. Em seguida, você deve anotar as despesas, tanto as fixas quanto as variáveis. Não é preciso anotar absolutamente tudo o que gasta, mas quanto mais de perto você conhecer esses valores, mais fácil será controlá-los.

Repetindo esse processo mensalmente, você conseguirá ter uma noção muito mais clara da sua média de gastos.

Organizar gastos é chave para conseguir gastar menos do que você ganha

 

3) Use a regra dos 50/30/20

Com esses dados em mãos, será possível analisar o seu orçamento. Existem alguns métodos para isso e um deles é o dos 50/30/20. Essa regra diz que 50% da sua renda deve ser destinada às despesas essenciais — ou seja, aluguel, energia elétrica, água… -, 30% aos gastos supérfluos, como compras e lazer, e os últimos 20% devem ser reservados para investir.

Essa regra pode oferecer bons indícios sobre a sua vida financeira: mostrando a origem dos maiores desequilíbrios e onde você pode cortar gastos.

4) Faça uma previsão de gastos

Com as receitas e despesas anotadas, você será capaz também de fazer uma previsão de gastos para os próximos meses. Essa perspectiva é fundamental para controlar melhor o seu dinheiro e planejar o futuro.

5) Identifique quais gastos podem ser cortados

Observando seu orçamento, será mais fácil perceber onde há margem para corte e renegociações no seu orçamento. Uma anuidade de cartão de crédito ou mensalidade de academia, por exemplo, podem estar pesando mais do que o necessário no seu bolso. Se esse for o caso, reveja quais são as suas prioridades.

Repensar gastos periodicamente é uma medida essencial para evitar despesas desnecessárias.

6) Veja quanto pode poupar por mês

Nesse ponto, você terá noção de quanto do seu dinheiro já está comprometido e quanto consegue economizar fazendo cortes. A próxima pergunta a ser feita agora é: quanto você consegue poupar todo mês? Aqueles 20% dos 50/30/20 ainda estão distantes? Então comece poupando o possível e vá subindo essa porcentagem conforme possível. O mais importante é abandonar a ideia de “guardar o que sobra” e realmente se comprometer a guardar dinheiro.

Reunir esforços para fazer sua poupança crescer é fundamental. É com essa reserva que você conseguirá se proteger de emergências, construir patrimônio e conquistar objetivos.

7) Estabeleça metas

Com a vida financeira organizada, é hora de pensar no futuro. Ou seja, definir quais são os seus objetivos. Se você tiver dívidas, quitá-las deve ser a sua meta. Se tudo estiver sob controle, comece a definir seus planos: de curto, médio e longo prazo. Com os objetivos definidos, você poderá escolher os melhores investimentos para ver o seu patrimônio crescer e realmente traçar um plano de ação para conquistar o seus sonhos.

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia