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65% dos consumidores pretendem presentear neste Dia das Mães

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Notícias 05 Mai, 2017
Pesquisa encomendada pela ACIF ao IPES/Uni-FACEF revela perfil dos compradores, formas de pagamento, presentes mais cogitados e ticket médio de R$ 142,24

Uma pesquisa encomendada pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), produzida pelo IPES (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-FACEF, revelou que 65,03% dos entrevistados pretendem consumir neste Dia das Mães. De acordo com os dados levantados, 67,07% estão dispostos a comprar um único presente, 24,47% dois e 5,44% três. O ticket médio será de R$ 142,24.

 

“A pesquisa mostra que, apesar de vivenciarmos, ainda, a crise, os números da economia começam a se tornar pouco mais positivos. Temos quase 70% das pessoas afirmando intenção de compras neste Dia das Mães”, afirmou o vice-presidente da ACIF, Alfredo José Machado Neto. “Acredito que, neste contexto, um ticket médio de R$ 142,24 seja positivo”, completou.

Quanto ao perfil do consumidor, a pesquisa afirma que 57,7% dos que têm pretensão de compra para a data são do sexo feminino; 34,4% têm entre 25 e 40 anos; 47,4% ganham entre R$ 1.556 e R$ 3.152; 63,1% concluíram o Ensino Médio; 54,7% são solteiros e que 53,8% não possuem filhos.

 

Dos itens que despontaram como opções mais recorrentes durante a pesquisa, roupas ficou com 54,68% da intenção de compra; calçados 29,00% e perfumes/maquiagem 31,72%. Mães (71,09%), esposas/companheiras (11,37%) e avós (5,92) serão presenteadas na sequência citada. É válido ressaltar que os outros 14,80% restantes serão distribuídos entre pessoas com outros vínculos afetivos, como sogra, tias, madrinhas e afins.

 

Perfil de compra

A principal forma de pagamento apontada pelos entrevistados foi à vista no dinheiro ou cheque, com 67,07% das intenções. À prazo no cartão de crédito (21,75%) veio em seguida. As opções à vista no cartão de débito e crediário aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 9,67% e 1,51%.

 

“Se for necessário dividir, o crediário ou o cheque são opções mais vantajosas ao consumidor e também ao lojista. Sem as taxas de juros da operadora, o lojista tem condição de oferecer um preço mais competitivo. Já para o consumidor, está será a chance de poupar e não se atrapalhar com as taxas do cartão”, afirmou o Alfredo.

 

Ainda segundo a pesquisa, 51,6% pretender consumir no Centro da cidade; 28,99% nos shoppings; 10,11% nas lojas de bairro e o restante em outros locais, inclusive virtuais. Sobre a decisão do local de compra, os descontos ficam em primeiro lugar com 68,58% como fator decisivo, seguido pelo bom atendimento, com 62,84%, e facilidade de acesso, com 38,58%

 

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de abril nas regiões central, norte, sul, leste e oeste, além do Franca Shopping como explica o Pesquisador do IPES, Welton Roberto Silva. “A pesquisa foi feita nos principais pontos de fluxo, em todas as regiões da cidade, em diferentes períodos do dia”, afirmou. “Com base no número total da população de Franca, fizemos um cálculo amostral com nível de confiança de 95% e margem de erro de 6%.”

 

Para a pesquisa, foi entrevistada a população economicamente ativa, considerada a partir dos 16 anos.

 

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