Uma pesquisa encomendada pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com o objetivo de identificar as intenções de compra na cidade para o Natal e mapear o perfil do consumidor, revela que 57,86% das pessoas vão consumir nessa época do ano, sendo a maioria mulheres, casadas, entre 25 e 40 anos, da classe D, com ensino médio completo, dois filhos, empregadas e residentes em Franca.
As consumidoras comprarão em torno de 5,5 presentes, no valor médio de R$ 98,60 cada um, com pagamento à vista, sendo que 34,3% pretendem usar o 13º salário. Na lista de presentes, roupas aparecem em primeiro lugar, depois brinquedos, calçados e livros. Os mais presenteados serão os cônjuges, seguidos dos filhos ou netos.
Realizada pelo Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca, a pesquisa ouviu 420 pessoas acima de 16 anos, no Centro e no Franca Shopping, entre os dias 23 e 28 de novembro.
Os números revelam que 57,86% dos entrevistados, ou seja, 243 pessoas pretendem consumir nessa época do ano. A partir daí, verifica-se o perfil do consumidor: mulheres (59,58%), casadas (47,11%), entre 25 e 40 anos (31,69%), da classe D – renda de R$ 1.577 a R$ 3.152 (43,75%), com ensino médio completo (47,52%) e com filhos (58,02%), sendo a média de dois filhos por pessoa.
Outro dado da pesquisa é que 67,91% dos entrevistados estão empregados, 25,37% desempregados e 6,72% aposentados.
“O nosso intuito é desmistificar esse sentimento de pessimismo que tomou conta da população, em razão da crise política e econômica. A pesquisa comprova o que já venho afirmando, que em Franca o cenário não está tão ruim como no restante do País. Acredito que o número de consumidores que pretendem consumir neste Natal ainda vai aumentar, pois a entrevista foi feita em novembro e antes do pagamento do 13º salário”, afirma o presidente da ACIF Dorival Mourão Filho.
Os presentes
Nesta questão, de respostas múltiplas, a pesquisa de Intenção de Compras revela que cada consumidor (24,68%) pretende comprar 5,5 presentes e gastar R$ 50 por item, sendo que 20% estão dispostos a gastar R$ 100 por presente. Segundo os dados, o valor médio de cada presente será de R$ 98,60.
Na lista dos produtos mais procurados, 90,5% pretende dar roupas, 59,5% vão comprar brinquedos, 35,8% optarão por calçados e 20,9% comprarão livros (Classe B).
Os maridos/namorados (24,4%) são os que mais devem ganhar presentes, seguidos dos filhos/netos (19,5%), dos pais (18,8%), sobrinhos/afilhados (13,9%), irmãos (11,9%) e por último os amigos (8,7%).
Segundo a coordenadora do Ipes, Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, pessoas da Classe E (que ganham até R$ 1.576) priorizam filhos e netos, pessoas da Classe D (que ganham entre R$ 1.577 e R$ 3.152) e C (que ganham entre R$ 3.153 e R$ 7880) priorizam cônjuge, companheiro ou namorado, e pessoas da Classe B (que ganham entre R$ 7881 e R$ 15.760) priorizam os pais.
Ao analisar a relação da intenção de compra e a idade dos entrevistados, a pesquisa revela que os jovens de 16 e 17 anos priorizam os pais em suas compras de Natal, contudo, os jovens de 18 a 24 anos elegem cônjuge, companheiro ou namorado como sua primeira escolha, seguidos pelos pais.
Na faixa etária de 25 a 40 anos, cônjuge aparece como primeira opção, seguido por filhos e netos. Na faixa etária de 41 a 59 anos, os filhos e netos são prioridade, seguidos pelos companheiros.
No cruzamento de dados entre os destinatários dos presentes e o estado civil dos entrevistados é possível afirmar que entre os solteiros a prioridade são os pais; entre os casados, a preferência são os cônjuges; entre viúvos e divorciados a primeira opção são filhos e netos.
Uso do 13º salário
De acordo com a pesquisa encomendada pela ACIF, 34,3% dos consumidores farão uso do 13º salário na compra dos presentes, gastando uma média de 42% dessa renda extra. Já 12,2% usarão integralmente o 13º para este fim.
Por conta disso, a forma de pagamento será à vista, sendo que 67,9% pagarão com dinheiro e cheque, enquanto que 8,2% pagarão com cartão de débito. Só 22,2% das pessoas pretendem parcelar as compras no cartão de crédito.
“Entendemos que o consumidor francano está mais maduro na hora de consumir e não quer gerar novas dívidas com presentes natalinos. Para isso, ele vai às compras mais consciente em relação à sua situação financeira e disposto a pagar à vista com o intuito de liquidar o ano mais tranquilo”, avalia Mourão.
Segundo o presidente, quem ganha com isso são os lojistas que vão garantir vendas seguras neste Natal e com dinheiro em caixa. “É a hora de aproveitar essa disposição do consumidor atraindo o cliente até a loja e oferecendo produtos com preços atraentes ou ainda com menor margem de lucro”, orienta Mourão.
Outro dado da pesquisa é que 61,73% dos consumidores que vão comprar presentes anteciparão as compras para aproveitar em primeiro lugar as promoções, depois os descontos e também evitar filas/tumultos.
Compras pela internet
Quando o assunto é compra pela internet, o consumidor francano demonstra que ainda prefere comprar na loja física. A pesquisa identificou que 74,3% raramente ou nunca compram pela internet; 18,6% compram sempre; 3,1% pesquisam na internet e compram na loja; 1,7% olham na loja e compram pela internet.
Constatou-se também que somente 1,4% dos entrevistados irão comprar pela internet apenas no Natal.
A pesquisa em 2014
A ACIF divulgou a Pesquisa de Intenção de Compras no Natal, pela primeira vez, no ano passado. A entrevista foi feita de 1º a 7 de dezembro de 2014, com 335 pessoas, sendo considerados 275 questionários, ou seja, as pessoas que tinham intenção de compra.
O número era mais alto: 83,3% dos consumidores pretendiam comprar presentes no Natal, mas a média de presentes era menor, três por pessoa.
“Acreditamos que a data da pesquisa influencia no resultado. Em dezembro, as pessoas estão mais propensas a comprar, principalmente pelo clima natalino já instalado. Ao comparar os dados do ano passado com 2015 percebemos também que há menos pessoas dispostas a consumir, no entanto as que pretendem comprar vão presentear maior número de pessoas”, diz o presidente da ACIF.
Além disso, no ano passado quase 54% iriam usar o 13º salário para as compras, mas apenas 62% pretendiam comprar à vista.
Em 2014, os namorados, maridos e companheiros também apareceram em primeiro lugar na lista de presenteados com quase 60%, e as roupas lideram a intenção de compra com 70,6% da preferência, seguidas de calçados com 10,1%. Perfumes e maquiagens ficam com 8,3%. O valor médio do presente era de R$ 100.
Outro dado curioso está no perfil do consumidor, que se manteve o mesmo neste ano, salvo as mulheres, em sua maioria, que eram solteiras em 2014 e agora aparecem casadas.
A pesquisa
Realizada pelo Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca, a pesquisa ouviu 420 pessoas acima de 16 anos, no Centro e no Franca Shopping, entre os dias 23 e 28 de novembro.
Foi usado um questionário dividido em dois blocos, o primeiro que buscava a identificação do consumidor e foi respondido por todos os entrevistados, e o segundo que abordava a intenção de compra, respondido por 243 pessoas.
O método de pesquisa, quantitativa com amostragem probabilística sistemática estratificada por períodos e dias da semana. O método de coleta foi probabilístico, com pulo sistemático e aplicação de questionário pessoal realizado por pesquisadores em pontos de fluxo no Centro de Franca e no Franca Shopping, entre os dias 23 e 28 de novembros de 2015. O tamanho da amostra contemplou um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.
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