Para inserir uma startup no mercado, é necessário esforço e dedicação. E não basta uma boa ideia ou uma invenção: é preciso ter dinheiro para tirar o plano do papel. Encontrar investidores não é uma tarefa fácil, mas, se você se planejar e usar sua energia nos lugares certos, existe uma grande probabilidade de atingir seus objetivos mais rapidamente. Roshawnna Novellus, cofundadora do Bootstrap Capital e dona do Startup Funding, listou seis dicas no site da Forbes para os donos de startup que precisam atrair um investidor e arrecadar fundos. Confira abaixo.
1. Crie um orçamento realista
Para obter seus primeiros clientes e descobrir se realmente existe um bom mercado na área, você vai precisar criar um orçamento. Muitos CEOs dedicam seis meses ou mais para ir atrás de investidores. Assim, você precisa entender quando isso custa (viagens, despesas e taxas) para descobrir sua receita, estipular despesas e saber se pode investir em marketing.
2. Conheça potenciais investidores
Economize tempo e dinheiro ao realizar pesquisas minuciosas sobre potenciais investidores. Procure a resposta para perguntas essenciais como: “Quem são eles? Eles investiram em negócios como o seu no passado? Seus princípios de negócio condizem com o deles?”. Se você os conhece bem o suficiente para interagir de maneira pessoal, sua chance de sucesso aumentará muito.
3. Use as mídias sociais
Uma forte presença nas mídias sociais pode ser um ponto positivo para os investidores. Conecte-se com eles pelo Linkedin e pelo Twitter. Assim, quando vocês se encontrarem, eles vão se lembrar de seus posts diferentes e inspiradores. As redes são também boas ferramentas para você conhecê-los melhor.
4. Foque em investidores do seu nível
Se você está apenas começando, inicie sua busca por pequenos investidores. Como você é um recém-chegado, é melhor apostar em pessoas menos conhecidas que podem apoiar seu tipo de negócio. Por outro lado, se você já tem uma marca estabelecida, vá em frente para buscar grandes nomes.
5. Pratique seu discurso
Quando você está frente a frente com um potencial investidor, você deve saber falar muito bem sobre seu negócio, os problemas que enfrentou e o que precisa para torná-lo melhor. Se você tiver um bom discurso e conhecer bem a sua marca, é muito mais possível que o investidor compre a sua ideia. Ou seja, saiba o que vai falar. Vale repetir para o espelho, para estranhos, conselheiros e até sua família. O que vale é praticar e estar pronto na hora!
6. Continue tentando
Acima de tudo, continue tentando e continue trabalhando. Se o seu primeiro passo não funcionar, tente novamente. Concentre-se nos resultados positivos e aprenda com os negativos. Enquanto você procura fundos, continue operando o seu negócio. Os investidores estão mais propensos a investir em um negócio já funcionando do que em apenas uma ideia.
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