Cada empreendedor tem um caminho singular rumo ao sucesso – ou ao fracasso, o que, infelizmente, também pode acontecer. São histórias de vida, habilidades e perfis de liderança diferentes. Apesar disso, existem características típicas de pessoas de negócios bem-sucedidas. A opinião é do consultor e palestrante americano William Patterson.
Para o americano, fatores como inteligência, educação formal ou condição financeira da família não são tão determinantes para levar alguém ao sucesso. Em artigo no site da revista "Inc.", Patterson listou algumas características dos milionários. Todas elas podem ser aplicadas ao cotidiano de qualquer empreendedor. Confira:
1. Seja racional
Patterson afirma que muitos de seus clientes mais ricos admitem que não são gênios dos negócios. Eles creditam boa parte do sucesso a uma habilidade bastante útil: tomar decisões racionais. Ao deixar a emoção de lado, os empreendedores conseguem tomar decisões mais objetivas e, normalmente, mais benéficas às empresas.
2. Tenha mentores
Quem administra um negócio sabe: todos os dias, inúmeras decisões precisam ser tomadas. Em muitos casos, a coisa certa a fazer não está bem clara. Em situações como essas, é ótimo contar com a ajuda de um mentor mais experiente. É possível que seu conselheiro tenha passado por situações semelhantes e possa guiar seu empreendimento ao sucesso.
3. Faça contatos
Os clientes de Patterson consideram o networking uma prioridade. Na opinião do especialista, a habilidade de conhecer pessoas, trocar experiências e firmar parcerias corresponde a 80% do que é necessário para fazer um negócio decolar. Segundo ele, o tamanho da sua rede de contatos é diretamente proporcional ao seu saldo bancário.
4. Aprenda coisas novas todos os dias
Outro hábito típico dos milionários é aprender continuamente. Segundo Patterson, seus clientes estão sempre lendo, escutando podcasts, assistindo a vídeos, indo a seminários e procurando por soluções de produtividade. Um detalhe: o especialista ressalta que o aprendizado é um tanto diferente do que recebemos na educação formal – que não provê noções de empreendedorismo aos jovens.
5. Aproveite seu tempo
O tempo é o seu recurso mais valioso. Portanto, não o desperdice em processos ultrapassados e reuniões sem propósito. Outra dica de Patterson é investir em ferramentas que ajudem você e seus colaboradores a produzir mais.
6. Invista certo
Patterson diz que uma fatia significativa dos homens de negócios mais ricos atua em três áreas: na bolsa de valores, em imóveis e no empreendedorismo. O mercado de ações não é dos mais estáveis, mas pode garantir o capital para a criação de um negócio. Ao ter casas e apartamentos, de acordo com o colunista, obtém-se uma renda não tão grande, mas segura e fixa.
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