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6 erros em e-mail marketing que podem atrapalhar suas vendas

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Notícias 20 Mai, 2019
Além disso, esse método é usado por 77,2% das empresas brasileiras.

O e-mail marketing foi uma das primeiras estratégias de sucesso no marketing digital. Por ser rentável e altamente lucrativa, ela proporciona a construção de um relacionamento estreito entre empresa e consumidor, e garante o aumento das vendas.

Além disso, esse método é usado por 77,2% das empresas brasileiras.  Destas, 57% desejam nutrir o relacionamento com os clientes e 53% querem promover produtos para os clientes, segundo pesquisa da Rock Content. Porém, existem empresas que cometem muitos erros no e-mail marketing que podem comprometer a assertividade de toda ação.

E para evitar problemas nas ações de marketing por e-mail, veja os principais erros que são cometidos em campanhas de e-mail marketing.

1 – Falta de objetivo na estratégia

Antes de enviar a mensagem, esteja certo que o objetivo do e-mail é bastante claro e crie um conteúdo em relação a isso. Se o e-mail marketing enviado a sua base de leads qualificados ficar longo e maçante demais, o usuário pode fechar a mensagem e jogar na lixeira antes de concluir a leitura.

Outro problema muito comum nas campanhas por e-mail é a falta de padrão de cada envio, isso dificulta o cliente a reconhecer a empresa e o destino da mensagem será o mesmo.

2 – Falta de segmentação na estratégia

Definir o público alvo das campanhas de e-mail marketing é essencial para ter sucesso nessa estratégia. Todavia, algumas empresas pecam nessa questão e acabam vendendo produtos para pessoas que não condizem com seu perfil.

Se tem dificuldades em encontrar um público-alvo, crie uma Buyer Persona, um personagem fictício que atende o consumidor ideal da sua empresa. Sem um público-alvo, as chances de fracasso serão enormes.

3 – O assunto é muito longo

Muitas empresas não se atentam ao campo do assunto e deixam essa parte por último. Isso é fundamental para o bom (ou mal) resultado de ações de e-mail marketing. Se o assunto for muito longo, pode dificultar a leitura do cliente e provavelmente não abrirá e levará à lixeira.

4 – Erros com imagens

As imagens também ajudam em uma campanha eficiente de e-mail marketing. A identidade visual torna a mensagem mais chamativa e prenderá a atenção do leitor. Entretanto, algumas empresas erram nessa técnica e não tem bons resultados de conversão.

Os dois principais problemas com imagens são:

Falta de imagens: a falta de imagens no corpo do e-mail pode prejudicar o número de acessos a mensagem, pois as pessoas têm uma menor tendência a clicar em um anúncio que tem apenas textos.

Problemas de excesso de imagens: o outro oposto também é negativo.

Além disso, esse tipo de conteúdo não é otimizado para aparelhos mobile, não aparecem em configurações que fazem o bloqueio das imagens e nem chegam ao leitor.

5 – Deixar o e-mail em “no reply”

E-mails em “não responda” é um erro grave na sua campanha de divulgação. Isso atrapalha uma das principais características do e-mail marketing é a proximidade do cliente. E esse tipo de mensagem acaba com qualquer possibilidade de interação.

Além disso, o e-mail desumaniza a mensagem, algo que pode matar a estratégia de fidelização de clientes.

6 – Desregulada frequência de envio

Erros de frequência no disparo de e-mails são nocivos em qualquer campanha, devido a perturbação que causa aos receptores da mensagem.

Quando a empresa envia poucas mensagens, o relacionamento com os contatos comerciais fica muito frio, quase imperceptível para os usuários, fazendo com que ele esqueça que a companhia existe.

Agora, quando a empresa excede na quantidade de e-mails, pode ter problemas mais graves, como a má vontade do contato com a mensagem e, até mesmo, jogar o endereço para caixa de spam.

Para resolver esse problema, a principal solução é encontrar um equilíbrio. Mas para isso é necessário testar até conseguir alcançar a frequência correta para enviar E-mails para sua base de clientes.

Evite esses erros antes de começar sua estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital, mesmo nos dias atuais. Por ser uma estratégia de diálogo direto com os clientes, ela é a porta de entrada de muitos contatos, do aumento das vendas e receitas para a empresa.

Entretanto, várias empresas utilizam essa estratégia de forma errada, prejudicando a reputação da empresa e os resultados nas campanhas. Portanto, evite todos os erros presentes nesse artigo e implemente uma campanha de e-mail marketing de sucesso para sua empresa!

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