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6 dicas para montar uma papelaria de sucesso

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Notícias 13 Jan, 2017
Agregar serviços e investir em tecnologia são palavras de ordem para quem está pensando em abrir um negócio no setor

recessão econômica não tem sido um período fácil para os donos de papelarias do Brasil. Segundo o Sebrae-SP, alguns desses estabelecimentos chegaram a perder até 30% dos seus clientes somente no ano passado. Mas, mesmo com esses números, os empresários têm se apresentado otimistas, acreditando que a economia brasileira deve se reaquecer em 2017. Procurando dar o auxílio necessário para o setor superar a crise, a edição deste ano da Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, vai contar pela primeira vez com uma papelaria-modelo.

“O varejo está se reinventando e os papeleiros precisam aproveitar essa onda de inovação”, afirma Larissa Carvalho, consultora responsável pelo espaço, estruturado em uma parceria do Sebrae-SP com a Abigraf SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo). Com 120 m², o ambiente contará com vitrine, mobiliário, caixa e novidades do mercado, oferecendo a experiência completa de uma papelaria para os visitantes. Depois de passar por todo o espaço, os convidados serão direcionados a uma arquibancada, onde poderão assistir às palestras dos consultores do Sebrae-SP.

A expectativa dos organizadores é que ao menos 2 mil pessoas passem no estande ao longo dos quatro dias de evento. Para a consultora, 80% desses visitantes devem ser empreendedores que estão pensando em abrir uma papelaria e os outros 20% são papeleiros em busca de melhorias na gestão dos seus negócios. “Esse é um segmento que precisa se reinventar. Não adianta mais vender só papel e caneta”, diz.

A consultora listou dicas e recomendações para quem está pensando em abrir uma papelaria. Veja abaixo.

1. Afinidade e planejamento
Está pensando em abrir uma papelaria e não sabe qual é o primeiro passo? Antes de qualquer ação, Larissa recomenda: é importante ter afinidade com o setor. Depois disso, desenvolva um plano de negócios e descubra o quanto pode investir na empresa. Em média, uma papelaria de pequeno porte exige a partir de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 200 mil, para as de grande porte. “Ter tudo na ponta do lápis e buscar auxílio são ações que ajudam o empreendedor a alcançar o sucesso”, afirma a consultora. 

2. Agregue serviços
Para a consultora, a papelaria que não diversifica seu portfólio encontra dificuldades maiores para se destacar no mercado. A palavra de ordem é agregar serviços e produtos. Segundo Larissa, 50% dos ganhos de uma papelaria podem vir de outros artigos, como materiais de escritório, itens de informática e até mesmo brinquedos.

3. Encontre novas sazonalidades
Já é notório que as papelarias vendem mais nos meses de dezembro, janeiro e julho, quando os pais compram o material para o período escolar que vem em seguida. Por isso, o empreendedor deve se preparar para criar novas sazonalidades. Ou seja: aproveitar outras datas festivas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo, para investir em produtos que atendam o público que procura por presentes e lembranças. “O ano de uma papelaria não pode depender somente das férias escolares. O empreendedor deve buscar alternativas”, diz Larissa.

4. Inove com ações
Outra forma de manter a papelaria cheia, mesmo fora dos seus principais períodos de maior venda, é realizar eventos na baixa temporada. Uma dica que a consultora dá é realizar aulas de arte para crianças, por exemplo. “Além de divulgar os itens da sua loja, você engaja e fideliza clientes”, afirma a consultora do Sebrae-SP.

5. Destaque necessário
Para se destacar em um mercado com mais de 30 mil estabelecimentos no país, é preciso se reinventar. “O empreendedor tem que pegar a onda da inovação”, diz Larissa. Para isso, a especialista sugere que o dono de negócio invista em novos canais de venda e marketing digital. Na sua visão, as lojas virtuais podem aumentar o faturamento de uma papelaria em até 50%. Além disso, a consultora recomenda a utilização de redes sociais como Facebook e Twitter. "São ferramentas de baixo custo que podem fidelizar o seu cliente."

6. Toda economia é bem-vinda
Em tempos de crise, o empreendedor deve ficar muito atento aos desperdícios. Para Larissa, este é o momento de reduzir gastos e focar em novas tecnologias. “É importante analisar se o ar-condicionado precisa ficar ligado o tempo todo, por exemplo. Energia elétrica é uma despesa de grande impacto para o negócio.” Da mesma forma, a consultora sugere uma busca por softwares de gestão mais completos, que possam ser manuseados por somente um funcionário, por exemplo. “Até mesmo o próprio empreendedor pode assumir esse trabalho”, diz Larissa.

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