O Brasil tem espírito empreendedor. De acordo com o Sebrae, cerca de 66% da população já é empreendedora ou deseja abrir um negócio próprio. Os principais motivos que movem esses empreendedores estão relacionados à liberdade e autonomia.
Outro fator que impulsiona esses números expressivos é a quantidade de desempregados no país, que acaba levando muitas pessoas a empreender por necessidade.
Mas, independente dos motivos que levam essas pessoas ao empreendedorismo, é importante avaliar o mercado para decidir qual negócio será mais vantajoso e poderá render mais lucros ou satisfação pessoal.
Muitas empresas nascem e prosperam em tempo de crise, principalmente quando o negócio consegue identificar oportunidades em nichos de mercado específicos.
Se você é uma dessas pessoas que sonha empreender, ou se decidiu abrir um negócio por necessidades, hoje você vai conhecer as principais tendências digitais para 2019.
A internet mudou completamente os costumes de compra da população e cada vez mais as empresas precisam encontrar formas de melhorar a experiência dos usuários para aumentar as chances de conquistar um cliente.
Para alcançar esses resultados é fundamental fazer uma série de mudanças no modo como o público enxerga a empresa. Isso inclui mudanças de design e na forma de se comunicar, que precisa identificar as necessidades do cliente e engajar através de sentimentos e experiências positivas.
A experiência do usuário precisa ser memorável e única. Para isso, precisa ser pensada desde o momento em que o visitante tem o primeiro contato com a empresa até o pós-venda, que tornará possível a fidelização dele.
As empresas que criam sites, aplicativos ou outras formas de interação com o cliente, ou ainda que desenvolvem ferramentas pensando na melhor experiência, possuem uma grande abertura de mercado, ainda com poucos concorrentes.
Inovar é fundamental nos dias atuais e para isso não é preciso criar um produto ou serviço totalmente do zero. Inovar também pode ser uma forma nova de fazer algo que já existe.
A inovação representa compreender profundamente o que o cliente precisa e encontra uma forma mais fácil e prática de atender suas necessidades. Pode ser uma forma nova de atender o cliente, uma embalagem diferente, ou uma forma de facilitar algum processo.
Criar uma ferramenta que facilite a vida das pessoas ou empresas também se mostra uma grande tendência. Mas lembre-se de que quando falamos de inovação é fundamental experimentar, testar e conferir feedback dos consumidores para moldar o negócio com informações concretas.
A automação é o desejo de toda empresa já que é através dela que os negócios ganham escalabilidade e conseguem aumentar seu lucro.
Dessa forma, muitas empresas estão em busca de softwares que as ajudem a alcançar esses resultados com um custo acessível, normalmente pago através de assinatura mensal.
Em exemplo bastante presente no mercado hoje são softwares de gestão empresarial ERP, que facilitam o registro e a organização das informações das empresas.
Com os módulos integrados, o gestor consegue ter uma visão clara e atualizada de todos os setores da empresa, facilitando assim o processo de tomada de decisões importantes, além de organizar as informações e garantir a acessibilidade com segurança dos dados.
O mercado de games nunca esteve tão em alta. Somente em 2018 movimentou US$ 1,5 bilhão no Brasil, representando um aumento de 15,3% maior do que no ano anterior, de acordo com dados levantados pela Newzoo, uma das principais pesquisadoras da indústria de games.
Com todo esse espaço, os desenvolvedores de jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames de console têm grande abertura no mercado do entretenimento. Outra grande oportunidade está relacionada aos jogos educativos, muito demandados por instituições de ensino e empresas.
A informação está disponível para todos através da internet e essa realidade criou uma cultura “maker”, onde qualquer pessoa pode fazer seus próprios projetos.
Essa cultura abriu espaço para diversos cursos online e também para as consultorias. A ideia é oferecer o seu conhecimento para pessoas que querem desenvolver seus próprios projetos, mas que ainda não possuem o conhecimento necessário.
Muitas empresas, de todos os portes, têm procurado por consultores para capacitar seus próprios colaboradores e direcionar ações visando objetivos específicos. Para iniciar um negócio de consultoria é preciso pensar no que você é muito bom e que outras pessoas ou empresas podem precisar.
Agora você já conhece algumas das principais tendências digitais para empreender ainda em 2019. Aproveite essas dicas e coloque seu sonho em prática.
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