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5 dicas para utilizar o visual merchandising na sua loja

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Notícias 20 Jan, 2017
Conceito será apresentado durante a Feira do Empreendedor por meio de óculos de realidade virtual

Com o intuito de ajudar a vida de quem sonha em abrir um negócio, a Feira do Empreendedor de 2017, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, traz uma grande novidade. A edição deste ano vai contar com uma loja modelo virtual de roupas, cujo  principal objetivo é apresentar o conceito do visual merchandising para quem está pensando em investir na área. O espaço poderá ser “visitado” com a utilização de óculos de realidade virtual, onde vídeos desenvolvidos com tecnologias 3D e 360º mostram como deve ser a ambientação de um estabelecimento deste setor.

“Queremos ilustrar a importância de um bom visual da maneira mais dinâmica possível”, diz Guilherme Amato, consultor responsável pelas novas tecnologias do espaço.

As visitas terão duração de 20 minutos, com a apresentação do vídeo, a entrega de materiais complementares e uma explicação sobre o projeto. O espaço tem capacidade para receber 20 visitantes por sessão e o Sebrae-SP espera que ao menos 4 mil pessoas conheçam o ambiente ao longo de todo o evento.

“A opção pelo desenvolvimento de uma loja-conceito virtual segue as tendências do mercado, que cada vez mais utiliza inovações tecnológicas para auxiliar o empreendedor”, afirma Rodrigo Palermo de Carvalho, consultor responsável por todo o conteúdo das apresentações.

Para o especialista, o uso da tecnologia durante o tour é essencial para mostrar a importância do visual merchandising, trabalho que reúne técnicas de marketing e comunicação visual para destacar os produtos de um estabelecimento. O conceito vem ganhando força no varejo, mas ainda é pouco explorado pelo empreendedor. “Uma coisa é falar, outra coisa é ver. Assim, o empresário vai entender muito melhor do que estamos falando”, diz Carvalho, que vai apresentar nos vídeos dicas de iluminação, layout, organização de produtos e muito mais.

O consultor listou as principais dicas de visual merchandising para os empreendedores que já atuam no setor e para quem está pensando em investir nesse tipo de negócio. Confira.

1. Decoração

Para Carvalho, a arquitetura de uma loja de roupas deve ser compatível com o produto que você oferece. Tanto a fachada quanto a vitrine devem seguir a mesma linha das suas roupas, por exemplo. "Se você vende produtos de jeans, é interessante que o empreendedor busque na sua loja a linguagem de quem consome esse tipo de produto”, afirma o consultor.

2. Acessibilidade

“O visual merchandising serve para facilitar a vida do seu cliente”, diz Carvalho. O consultor afirma que a acessibilidade é uma das questões mais importantes para o negócio ser bem-sucedido. Por isso, recomenda que o empreendedor pense em tudo, desde como o cliente vai chegar, até se há estacionamento e se a sua entrada é de fácil acesso.

3. Layout da loja

Para o consultor, é importante que o cliente consiga notar se a sua loja está bem organizada, com o espaço bem distribuído. Por isso, em uma loja de vestuário feminino, por exemplo, é muito importante saber dividir os subdepartamentos. “Roupas de festa, de verão, do dia a dia, etc. Isso tem que estar facilmente acessível aos olhos dos clientes”, afirma Carvalho. Além disso, o consultor também recomenda que as peças promocionais estejam organizadas em um único espaço. “Fica mais fácil atrair o consumidor.”

4. Equipamentos

O empreendedor deve buscar móveis e equipamentos que também estejam dialogando com os produtos que o estabelecimento oferece. “Faz parte da organização da loja”, afirma o consultor do Sebrae-SP. Por isso, cuidado com o que adiciona ao seu espaço, porque pode afetar toda a exposição do seu produto.

5. Iluminação e climatização

O empreendedor que não toma cuidado com a iluminação e a climatização da sua loja pode ver suas vendas serem diretamente afetadas. Música ambiente e luz do provador são fatores que podem potencializar, sim, as vendas do negócio. “O dono de loja deve tomar muito cuidado, porque a música deve dialogar com seu público-alvo. Se é um cliente mais jovem, busque faixas que atendam esse público. Mas se for um público mais amplo, cuidado. Saiba quem você vai atingir”, diz Carvalho.

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