Muito se fala, hoje em dia, sobre a importância de criar conteúdos de qualidade para seu público, principalmente nas redes sociais. Mas o que faz um conteúdo ser bom? O que podemos fazer para melhorar nosso conteúdo? O docente Fellipe Gulá de França Roland do Senac Franca separou algumas dicas sobre o tema:
É muito importante conhecer seu público, saber quem ele é e o que gosta de fazer. O que essas pessoas assistem? O que elas ouvem? O que fazem? Pode parecer estranho, mas essas informações dão ideias de assuntos pelos quais seu público se interessa. É como conversar com uma pessoa. Quanto mais você sabe sobre ela, mais assunto você tem para conversar. Pense que fazer a propaganda do seu negócio é uma espécie de conversa que você tem com seu público.
Dizer que você é melhor é diferente de mostrar que você é melhor. O cliente é quem quer decidir o que é o melhor para ele, e para isso ele leva em consideração vários fatores, como qualidade, preço, comodidade, praticidade. Ele também se baseia na opinião de outros clientes e de pessoas próximas, como família, amigos, influenciadores, entre outros.
Por isso, o caminho não é falar só sobre você e o seu produto. O que você precisa fazer, na verdade, é despertar a atenção, que é diferente de chamar atenção. Você pode chamar a atenção, mas ela logo vai embora se seu conteúdo não for bom. Despertar a atenção tem a ver com acessar emoções do público.
Planeje com antecedência
Não espere a ideia vir de repente todos os dias. Faça um planejamento prévio de assuntos, meios, linguagens, ferramentas e objetivos de comunicação. Sobre qual assunto você quer falar daqui duas semanas? Sobre a série que seu público está assistindo? Qual é o melhor lugar para falar com essas pessoas? Redes sociais? Qual o melhor horário? São essas perguntas que podem direcionar sua produção de conteúdo para um caminho mais assertivo e tranquilo.
Informe e/ou divirta
Há quem discorde disso, mas um conteúdo interessante é aquele que educa e/ou diverte o público. Para isso, é importante se perguntar: quais problemas meu público está enfrentando? Como posso ajudá-lo a resolver? O que ele ainda não sabe mas quer aprender? O que eu posso ensinar? Além disso, criar conteúdos divertidos, quando possível, pode ajudar a gerar conexões emotivas com a marca. Mas é importante saber exatamente o que diverte seu público, para não errar a dose e acabar se afastando do público.
Estude
Essa é uma área que muda muito, o tempo todo. É importantíssimo se manter atualizado em meio às mudanças. Assista vídeos, acompanhe sites sobre o tema, esteja ligado nas redes sociais e, é claro, busque uma formação profissional. Para quem busca uma formação rápida, para colocar na prática o que aprendeu, os cursos técnicos e livres são uma excelente opção. Eles têm curta duração, valores mais acessíveis e muitas atividades práticas, além de uma boa base teórica.
O Senac Franca oferece, atualmente, o curso Técnico em Publicidade que apresenta importantes ferramentas de profissionalização na área, bem como cursos livres, que são tanto básicos como avançados e proporcionam uma rápida formação para lidar com as situações do mercado. Acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-franca, suas páginas no Instagram e Facebook (@senacfranca) e saiba mais.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia