No próximo dia 12 de maio será comemorada uma das datas mais lucrativas para o comércio brasileiro, tanto físico quanto virtual: o Dia das Mães. Segundo a pesquisa do EBIT, o faturamento das lojas online em 2018 chegou a R$2,11 bilhões — o que representa um aumento de 12% em relação à 2017.
Com a proximidade dessa data, é preciso que seu e-commerce esteja preparado. Isso porque a demanda costuma aumentar na véspera: o tráfego cresce, os pedidos multiplicam e a logística precisa estar devidamente alinhada para que ninguém fique insatisfeito.
Confira a seguir o que deve ser feito para melhorar a experiência do público durante o Dia das Mães.
1. Crie uma categoria exclusiva para a data
Lançar um departamento exclusivo na sua loja para esse dia especial é uma ótima sugestão para aumentar seu faturamento, já que a clientela não perderá tempo navegando entre uma categoria e outra em busca do presente ideal.
Se o seu site der o destaque devido aos “produtos maternais”, deixará tudo mais ágil e intuitivo, fazendo com que o consumidor escolha sua loja para fechar a compra.
2. Direcione corretamente a comunicação
Ainda que as vendas sejam sobre presentes para mães, a comunicação deve ser focada nas pessoas que farão essas compras, ou seja, cônjuges e filhos. Dessa forma, a linguagem, o tema e qualquer abordagem que você utilizar deve atrair esse público.
Para isso, avalie o tipo de mensagem que será direcionada para que esse perfil de comprador escolha o presente no seu e-commerce em vez da concorrência.
3. Tenha produtos para todos os perfis de mães
Cada mãe tem um gosto diferente, elas variam muito em idade, necessidade e desejos. Algumas trabalham, outras cuidam da casa e dos filhos, também têm as sérias, as geeks e as despojadas. Logo, é indicado que sua loja virtual ofereça produtos apropriados para todas elas — essa conduta garante um maior engajamento nas vendas.
4. Ofereça uma ótima experiência de compra
Conceder uma experiência de compra memorável pode aumentar a taxa de conversão. Essa estratégia se define na sensação que o usuário tem ao estabelecer contato com o seu negócio, especialmente nas etapas de pesquisa e na relação que ele tem com a marca no e-commerce ou em mídias sociais.
Portanto, tenha um layout amigável na página, com fotos de qualidade, descrições detalhadas, cores agradáveis, navegação rápida e links intuitivos. Um chat online também é bastante útil, pois alguns compradores podem contatar a loja para tirar dúvidas ou solucionar problemas pontuais, por exemplo.
5. Cumpra o prazo de entrega e as trocas e devoluções
Evite aborrecimentos para o seu público com o aumento de pedidos no Dia das Mães. Pela importância da data, efetuar entregas antes do segundo domingo do mês é crucial para honrar com o compromisso. Uma boa sugestão é investir em duas modalidades: same day delivery (entregas no mesmo dia) e next day delivery (entregas no dia seguinte), além de fornecer rastreabilidade em tempo real via aplicativo.
Além disso, existe a possibilidade de alguns presentes não agradarem. Sendo assim, crie uma aba de troca e devolução no seu site, bem como garanta um serviço ágil e prestativo. Essa dedicação ajuda muito no relacionamento com o cliente, fazendo com que ele volte a comprar e indique sua loja virtual para familiares e amigos.
E então, o que achou dessas dicas para alavancar seu e-commerce para o Dia das Mães? Não perca mais tempo e coloque essas recomendações em prática agora mesmo para obter ótimos resultados, como maior alcance de ofertas, aumento de faturamento e fidelização do público.
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