Quem é empreendedora sabe da importância de se promover nas redes sociais. Hoje, elas são um dos principais meios de comunicação entre as empresas e seus consumidores, tornando-se uma ferramenta muito poderosa para alavancar as vendas ou a procura por serviços.
Porém, antes de se aventurar pela Internet, é preciso seguir algumas dicas de estratégias de comunicação para esses canais. Tudo dependerá do tipo e dos objetivos da empresa, pois cada rede social tem uma finalidade e costuma funcionar melhor para um determinado negócio.
Na hora de escolher qual rede social utilizar para impulsionar a sua empresa, é preciso saber qual o retorno esperado. Isso porque cada plataforma trabalha de uma maneira diferente e costuma funcionar melhor para determinado tipo de público ou produto. O Instagram, por exemplo, atinge mais o público voltado para moda e beleza.
“Já o Facebook é ideal quando se pretende atingir públicos bem específicos, devido à facilidade da ferramenta na hora de segmentar os anúncios. Com ele, você pode escolher que o anúncio apareça apenas para mulheres com mais de 40 anos, casadas e que estejam empregadas, por exemplo”, comenta Sandro San, consultor de negócios e marketing digital.
Atirar para todos os lados não é uma boa opção quando se trata de redes sociais. Segmentar seu público-alvo te ajudará a ter mais clareza sobre os tipos de campanha que precisará fazer, além de poupar tempo, energia, recursos e trazer mais resultados. Descobrir quem você pretende atingir com os perfis da sua empresa lhe dará uma vantagem competitiva.
Não é porque existe uma tela entre você e o seu cliente que não é preciso criar um relacionamento com ele. Oferecer um serviço ou mercadoria para alguém, sem antes desenvolver uma relação, poderá causar certa repulsa nas pessoas, ainda que elas precisem do seu serviço.
“Outro ponto muito importante é manter um diálogo aberto com as pessoas da audiência ao interagir e responder as mensagens que chegam. Isso faz com que os clientes percebam que você se importa com eles e não está ali somente para vender”, pontua San.
Agora que você já conhece o seu público-alvo, deverá comunicar-se de maneira que desperte o interesse dele pela sua empresa. A melhor forma de fazer isso é produzir postagens que agreguem valor ou ajudem o seu público de alguma forma: dê dicas, tire dúvidas ou ofereça algum bônus.
Além disso, crie uma rotina de postagens, para sempre ser lembrada. Diversifique o máximo possível o seu material – poste, por exemplo, textos e vídeos curtos que levem ao seu público uma informação valiosa.
“O mundo todo está conectado em uma aldeia global e nas redes sociais existem muitos clientes em potencial para consumir os produtos ou serviços da sua empresa. Isso pode vir a ser uma ótima fatia do mercado que alavancará os seus resultados, desde que você use a estratégia certa”, pontua Alexandre Gonçalves, coach de negócios e consultor empresarial.
Nem as grandes empresas conseguem escapar das crises que acontecem nas redes sociais. Por isso, é fundamental se preparar para contornar situações de críticas dos clientes, ou ainda quando uma postagem é mal interpretada.
“Apesar dos benefícios das redes sociais para uma empresa, não podemos deixar de levar em consideração o desafio de conquistar esse cliente, principalmente por essa relação estar em um ambiente virtual. Isso exigirá da empreendedora capacidade de gerar confiança e credibilidade, para que o cliente se sinta atraído e, consequentemente, venha procurar sua empresa. Então, o ideal é não deixar nenhuma margem para dúvidas”, conclui Gonçalves.
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