Empreendedores encaram uma série de desafios diariamente. E o maior deles, segundo uma pesquisa recente da Endeavor, é a gestão de pessoas. Se você não quer ter chefe mas também não se imagina gerenciando funcionários, criar um negócio de apenas uma pessoa pode ser um bom caminho a seguir.
A seguir, reunimos ideias de negócios que só dependerão de você para funcionar. Inspire-se!
Artesão
Se você domina alguma técnica e gosta de trabalhos manuais, isso pode se tornar um bom negócio.
Há várias maneiras de monetizar sua arte: vale oferecer o produto em lojas do bairro, investir no boca a boca, na divulgação em redes sociais e até criar uma loja online em plataformas especializadas em artesanato. Outra opção é organizar cursos, aulas e workshops para ensinar sua técnica.
DJ
Você ama música, festas e tem capital para investir em equipamentos? Que tal a carreira de DJ? Há diversos cursos, inclusive online, para aprender a mixar. Você pode atuar em eventos particulares, públicos e corporativos.
Comida caseira
Quem tem talento na cozinha e vontade de empreender pode conseguir bons resultados. Hoje em dia, com a onda de marmitas fitness, ganha força, por exemplo, a venda de pratos saudáveis congelados para facilitar o dia a dia das pessoas que trabalham fora. Já se o seu negócio é doce, o mercado de bolos e docinhos para festas é sempre um clássico com grande potencial de sucesso. Coloque a mão na massa!
Chef a domicílio
A tendência está com tudo: anfitriões convidam amigos e familiares para uma refeição em casa e contratam um chefe para cuidar do cardápio. Na maioria dos casos, o serviço pode incluir uma breve aula ou demonstração dos processos envolvidos. O chef a domicílio ou personal chef também pode cuidar, por exemplo, de jantares comemorativos ou românticos para casais na própria residência deles.
Corretor de imóveis
Quem possui o registro de corretor no CRECI tem a chance de atuar de forma autônoma, sendo seu próprio chefe. Esse modelo funciona bem para corretores que já têm uma carteira de clientes considerável ou para pessoas que gostam de construir contatos e relacionamentos. Quem ainda não é corretor pode fazer o curso presencial ou a distância para obter o registro.
Coach de carreira ou vida
Ideal para quem tem empatia, gosta de ouvir as pessoas e tem vontade de ajudar os outros, a carreira de coach permite que o profissional faça o próprio horário e atenda os clientes presencialmente ou à distância. O primeiro passo para seguir nessa direção é fazer um curso de formação em coaching em uma instituição especializada. Depois, é preciso investir em divulgação e parcerias para conseguir os primeiros clientes.
Costura
Prestar serviços de costura não é uma ideia nova, mas ainda hoje pode ser um bom negócio para quem quer trabalhar por conta própria. Esse tipo de ocupação requer pouco investimento e as chances de ganhos são amplas: você pode fazer desde pequenos reparos em roupas até pegar encomendas grandes, como uniformes escolares ou de empresas, por exemplo.
Cuidador de idosos
A expectativa de vida não para de aumentar, o que significa que as pessoas vão viver cada vez mais tempo. Com isso, cresce a demanda por cuidadores de idosos. Por conta própria, esse tipo de profissional pode oferecer seu serviço à domicílio em diversas modalidades, como, por exemplo, o day care. Mas atenção: para atuar na área, é preciso ter pelo menos o curso de capacitação de cuidador de idosos.
Fotógrafo
Aniversário, mini-wedding, batizado, eventos sociais, festas… Tudo costuma ser fotografado. Com o equipamento adequado e conhecimentos básicos sobre o assunto é possível iniciar atividades por conta própria. Uma dica é começar oferecendo o serviço para conhecidos, amigos e familiares até criar um portfólio e construir uma carteira de clientes.
Passeador de cães
Perfeito para quem gosta de lidar com cachorros, o ramo de dogwalker tem demanda crescente especialmente nas grandes cidades, onde há muitos pets, espaço reduzido dentro dos apartamentos e pouco tempo dos donos. Assim, contar com alguém que passeie diariamente com os cães já se tornou indispensável para muitas famílias. Você pode oferecer o serviço de passeios avulsos ou criar pacotes mensais. Há plataformas online dedicadas ao tema para ajudar na divulgação do serviço.
Planejador de eventos
Muita gente gosta de dar festas, mas a maioria não tem tempo para cuidar de todos os detalhes por conta própria. Por isso um planejador pode ser tão útil. O profissional se encarrega de acompanhar os fornecedores e prestadores de serviços contratados e garante que tudo saia como o esperado. Além de casamentos, noivados e aniversários, o planejador também pode cuidar de eventos corporativos.
Serviços de redação e revisão de texto
Domina o português como poucos? Que tal iniciar um negócio de redação ou revisão de textos? É possível trabalhar prestando serviços para editoras, estudantes, blogueiros, agências de comunicação e profissionais liberais.
Serviços de beleza e bem-estar
Manicure, cabeleireiro, maquiador, massagista, designer de sobrancelhas… são muitas as profissões no ramo da beleza e bem-estar que permitem trabalhar por conta própria. O grande diferencial desse tipo de profissional costuma ser a prestação do serviço na casa do cliente, gerando comodidade e conforto.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia