Características como o otimismo, a extroversão e a autopromoção estão fortemente ligadas ao sucesso de um CEO. Steve Tobak, autor do livro “Real Leaders Don’t Follow” (“Líderes de Verdade não Seguem”, em tradução livre), discorda. Para ele, há uma série de mitos que envolvem os empreendedores bem-sucedidos. Tobak elencou dez deles em um texto no site da Entrepreneur. Confira abaixo.
1. Eles são líderes extrovertidos
Para Tobak, estamos vivendo a era dos introvertidos e dos geeks. Pessoas como Larry Page, Bill Gates e Warren Buffett nunca seriam chamados de extrovertidos. A noção de que os CEOs devem ser líderes expansivos não é nada além de um mito.
2. Eles são privilegiados
A função de CEO, na maioria das vezes, não cai do céu. A maioria começou em cargos baixos e trabalhou muito para chegar ao topo. Aprender a transpor adversidades é uma vantagem para o profissional.
3. Eles são muito presentes nas mídias sociais
A maioria dos CEOs das grandes empresas não tem absolutamente nenhuma presença em mídias sociais, diz Tobak. Aqueles que participam das redes o fazem de maneira comedida. “A maioria dos CEOs que eu conheço estão ocupados demais com suas empresas para passar tempo nas mídias sociais”, afirma o autor.
4. Eles promovem sua marca pessoal
Fazer marketing em cima do seu nome não ajuda os CEOs a ter mais sucesso, segundo Tobak. Pessoas como Donald Trump só viraram uma marca depois de ganhar alguns bilhões..
5. Eles têm bons conhecimentos gerais
A verdade é que os empresários de sucesso são excepcionais em uma área específica. Mark Zuckerberg e Bill Gates são desenvolvedores. Warren Buffett é um mago das finanças. Cada CEO tem sua área de domínio.
6. Eles têm inteligência emocional alta
Essa característica costuma estar intimamente ligada com o desempenho da liderança. Mas, para Tobak, além de essa ligação ter sido contestada em pesquisas, não é comprovado que altas notas em testes de quociente emocional signifiquem algo positivo.
7. Eles só leem livros sobre negócios
A maioria dos CEOs lê muitos livros, mas não necessariamente sobre negócios. Eles são fãs de literatura clássica, ficção científica e filosofia na mesma proporção que leem livros sobre negócios e empreendedorismo.
8. Eles são otimistas
Os empresários de sucesso não costumam ser nem pessimistas nem otimistas, são realistas, afirma Tobak. Isso porque sabem que, se pensarem muito positivamente, podem criar uma visão utópica e ilusória. Grandes líderes confiam em sua intuição e isso os ajuda a tomar decisões inteligentes.
9. Os hábitos da vida pessoal deles fazem a diferença
O que eles fazem na vida social não interfere em suas ideias. Cada um tem a sua própria maneira de executá-las. O que importa é saber priorizar as atividades e trabalhar duro.
10. Eles são grandes comunicadores
Alguns CEOs bem-sucedidos evitam ao máximo se comunicar com grandes grupos. Os e-mails que vão para todos os funcionários e as reuniões com a equipe toda são superestimados. Os CEOs mais eficientes mantêm os seus contatos restritos aos líderes do negócio, aos clientes e aos investidores.
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia