Banner

"Franca 2030" deve ser apresentada em outubro

Foto
Notícias 21 Ago, 2018
Parceria inédita entre Prefeitura de Franca e universidades visa intensificar ações sociais, econômicas e urbanas em Franca, em dez anos

Em uma mesma sala pela primeira vez, discutindo um projeto a ser realizado em conjunto o diretor Murilo Gaspardo (Unesp), e os reitores José Alfredo Guerra (Uni-Fcacef) e Kátia Jorge Ciuffi (Unifran).

O grupo que estabeleceu uma parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento, firmaram no dia 24 de julho o projeto “Franca 2030”. A iniciativa promete para os próximos dez anos, ações intensas nas áreas social, econômica e urbana de Franca. Uma reunião que definirá questões estruturais e administrativas já está agendada.

Inédita, a ação reúne universidades municipal, estadual e particular para trabalhar sobre demandas presentes na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com Flávia Lancha, secretária de desenvolvimento e turismo, o movimento teria partido da própria secretaria e do reitor Murilo que apresentou a proposta. Flávia contou que, o ideal seria propiciar condições para que as universidades sejam capazes de gerir sozinhas áreas específicas do programa com as quais elas se identifiquem.

O objetivo é atingir em dez anos todas as metas propostas. “A vertente é o desenvolvimento. Pensaremos em ações que podem ser executadas em conjunto. Visamos aprimorar e realizar operações relacionadas às políticas públicas com resultados visíveis a curto, médio e longo prazo”, disse Flávia Lancha. O grupo volta a se reunir no dia 20, dessa vez, definirão estrutura física e administrativa. Gaspardo informou que para a data, foram convidados a Faculdade de Direito de Franca (FDF) e Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif).

Na ocasião, os reitores poderão assinalar atividades a ser desempenhadas pela associação. As sugestões terão a viabilidade analisada pelas equipes técnicas das universidades ou até mesmo da prefeitura. Os participantes também sinalizarão quais são seus colaboradores e os setores pelos quais desejam ser responsáveis. Será traçado um cronograma das atividades. 

“Iremos trabalhar com a pós-graduação. Vamos pegar as expertises que temos e aplicar no projeto. Visamos ações sobre a desigualdade, fome, principalmente. Projetos de sustentabilidade, saúde e esperamos estabelecer interações com empresas”, declarou Kátia Ciuffi, reitora da Universidade de Franca. A Unifran acredita que as práticas devam movimentar os alunos dos cursos de Engenharia, Gastronomia e Nutrição.

Para o diretor do campus da Unesp Franca, o primeiro passo será a realização de um levantamento socioeconômico, a fim de obter um diagnóstico e um planejamento estratégico para os próximos anos. “Pela natureza de nossos cursos, os eixos de assistência social e de planejamento urbano contarão com nosso engajamento”, afirmou Murilo Gaspardo. 

O Uni-Facef apresentará sugestões diretamente ligadas ao desenvolvimento regional, contou José Alfredo. Serão operações que correspondam as que a faculdade já realiza, como o atendimento psicológico aberto à comunidade e o software que é utilizado pelas instituições de saúde da prefeitura para agendamento de atendimentos. “Dia 20 estarei com pesquisadores e pró-reitores. Nosso mestrado já desenvolve pesquisas e trabalhos de promoção de políticas públicas, mas provavelmente, moveremos outros cursos”, concluiu o reitor José Alfredo.

O diretor do campus da Unesp ainda disse que há a intenção de oficializar o “Franca 2030” perante a população. O grupo pretende organizar um evento de apresentação do programa. A cerimônia deve acontecer até o final deste ano.

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

Somos feitos de pessoas!

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?