Banner

Conheça histórias de pessoas que transformam artesanato em negócio

Foto
Notícias 30 Nov, 2023
Empreendedores fazem parte da ‘Feira de Quem Faz’, que acontecerá dia 16 de dezembro, em Franca

 

Homens e mulheres que decidiram tirar suas ideias do papel, seja pelo desejo de empreender em um novo desafio ou pela necessidade de uma renda. Na “Feira de Quem Faz”, que acontecerá no dia 16 de dezembro, no Galpão da MacBoot, em Franca, 70 empreendedores terão a chance de contar suas histórias e expor seus produtos em um evento que envolverá arte, música, presentes e gastronomia.

Com curadoria do publicitário Beto Laureano e do personal organizer Eri Silva, a feira tem como principal objetivo fomentar a economia criativa da cidade e, consequentemente, ser uma alternativa de renda para o pequeno empreendedor.

A artesã Vanessa Luchetti é uma das selecionadas para participar da feira. Ex-professora, ela sempre dividiu seu tempo entre as aulas para crianças e o artesanato. Em 2019, resolveu se dedicar exclusivamente aos trabalhos manuais e criou o ‘Que bonito_Macramê Art’, um ateliê que produz diferentes peças em macramê.

“O macramê veio como uma inspiração, senti uma conexão com essa arte que não tive dificuldade em aprender. Desde então o trabalho cresceu e atualmente estou dedicada ao artesanato que virou um negócio. Tenho colaboradoras na produção de folhas em Macramê e nos especializamos em painéis de parede, decoração com folhas e tingimento artesanal. Peças autorais e personalizadas”, conta Vanessa.

 

O artesanato também sido fonte de renda para o casal Daniela Leal Ramos e Luiz Sérgio Monteiro Câmara. Há um ano, eles resolveram empreender juntos unindo profissão e paixão. Ela psicóloga e artesã e ele professor nas áreas de química, saúde e biologia. O resultado foi a criação da ‘Cheiros da Alma Saboaria Artesanal’.

“Somos casados há 22 anos e tínhamos o desejo de produzir experiências prazerosas para outras pessoas. Quando conhecemos a saboaria artesanal, nós nos encantamos com os benefícios do sabonete glicerinado e vegano e os cosméticos naturais”, afirma Daniela.

Os produtos produzidos vão desde sabonetes artesanais e veganos, velas aromáticas, lembrancinhas personalizadas até hidratante corporal, máscara de ervas para os olhos, escalda pé e sais de banho.

 

O amor pela natureza e o desejo de preservação e cuidado com o meio ambiente fez nascer a marca de biojoias ‘Dona Chica’. A ideia partiu da empreendedora Perpétua Amorim, que trabalhava na área de educação e depois da aposentadoria resolveu se dedicar aos trabalhos manuais. Perpétua fez de tudo um pouco - patchwork, macramé, crochê com fio de cobre, crochê tradicional em folhas secas – até se encontrar nas biojoias.

 

“Há dois anos conheci a biojoia e me encontrei como artesã. Aprendi a tratar e a conhecer todo o processo de criação, o que me encanta cada vez mais. Empreender é uma tarefa árdua, requer criatividade e persistir sempre”, diz a artesã e empreendedora.

Hoje com 70 anos, Perpétua emprega diversas técnicas para a produção de peças da Dona Chica. Os brincos e colares utilizam matérias-primas biodegradáveis, naturalmente recolhidas na natureza, em uma combinação de sementes, cascas, folhas secas e madeira que devidamente tratadas ganham vida e exclusividade.

 

Estudante de serviço social Tiago Santos se tornou artesão por acaso. Ao se mudar para uma nova casa ele, que sempre gostou de decoração, encontrou dificuldades em encontrar no mercado peças que o agradasse ou tivesse preços acessíveis. Foi aí, então com 34 anos, que Tiago juntou a criatividade com a facilidade em produzir artesanato e começou a fazer seus próprios objetos de decoração.

A iniciativa deu origem a ‘Artcraf Ateliê’, que produz arte em papel, através da técnica papercraft, onde figuras planificadas são transformadas em esculturas 3D. 

“Com a dificuldade de achar aquilo que eu queria, comecei a pesquisar para aprender a fazer e decorar a nova casa e deu certo. Todos os amigos e familiares que viam gostavam muito e sempre pediam para fazer uma peça ou outra. São peças diferentes que cabem em diversos espaços para decorar. Foi daí que surgiu a ideia de fazer um Instagram para divulgar meu trabalho e não parei mais”, lembra o agora empreendedor, que também comercializa as peças por encomenda.

 

Serviço

Feira de Quem Faz

Data: 16 de dezembro

Horário: das 9h às 19h

Local: Avenida Ângelo Pedro, 2764, Bairro São José, Franca/SP (Galpão da MacBoot)

Entrada: Gratuita

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia