Banner

Ano novo sem dívidas: economista dá dicas para um janeiro mais tranquilo

Foto
Notícias 03 Jan, 2025
Primeiros meses são marcados por impostos e dívidas de fim de ano, além de matrícula e material escolar

O mês de janeiro chegou e com ele despesas típicas, e muitas vezes temidas, desta época do ano. Estamos falando do IPVA, IPTU, as dívidas de fim de ano e o período de matrícula e material escolar. E, para evitar o comprometimento do orçamento e a geração de dívidas já no início de 2025, o Portal ACIF conversou com o economista Adnan Jebailey, do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) e reuniu algumas dicas para quem quer assumir o controle das finanças e aproveitar o primeiro mês do ano sem preocupações.

Confira as dicas do economista e descubra como se preparar melhor para cumprir todas as obrigações de pagamento do início de ano!

Para o economista, o IPTU e o IPVA são as principais despesas do início do ano e é nelas que os contribuintes encontram opções mais facilitadas.

“No caso do IPTU temos alguns descontos para quem pagar à vista, entre 5% e 10%, dependendo da regulamentação da Prefeitura de cada município. Por isso, neste caso específico, se você tiver o dinheiro para efetuar o pagamento total, com o desconto, estamos falando de uma economia que vale a pena. O mesmo vale para o IPVA, que o desconto é de 3%, mas ainda é um valor válido para quem dispor da quantia”, explica Jebailey.

Apesar da orientação para o pagamento com desconto, o economista ressalta que o pagamento parcelado, caso necessário, do IPTU e do IPVA são mais indicados que, por exemplo, o parcelamento de compras com juros, como cartão de crédito ou outras que sofram reajuste, já que os impostos citados inicialmente não sofrem acréscimos.

No caso do material escolar e matrículas de escolas e faculdades, a orientação é sempre pesquisar e negociar com as empresas para conseguir o valor mais atrativo possível e sempre evitar parcelamentos com juros.

E, para finalizar, o economista reforça a importância de não gastar mais que o orçamento, evitando entrar em dívidas com o cartão de crédito e cheque especial.

Confira agora o vídeo completo com o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey:

 

 

Carolina Ribeiro/Portal ACIF     Foto: Imagem Freepik

economia, dicas, janeiro, anonovo, IEACIF, ACIF, credito
LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia