Banner

‘Ajudar os outros foi a forma que encontramos para ressignificar nossa dor’

Foto
Notícias 01 Jun, 2023
Instituto Pablo Henrique oferece acolhimento para famílias que já passaram pela perda de algum ente querido

 

Dar um novo significado a dor e o luto e transformá-los em apoio e conforto ao próximo. Foi assim que nasceu o Instituto Pablo Henrique, espaço criado com a missão de ajudar crianças, jovens e famílias no processo de luto e perdas.

Fundado em janeiro de 2019, o nome do Instituto é uma homenagem ao filho do vendedor Jefferson de Carvalho e da estudante de pedagogia Najara Carvalho. “O Pablo nasceu com uma cardiopatia e partiu em junho de 2018, com 6 anos, alguns meses depois de fazer uma cirurgia. Perder o meu filho foi um momento muito doloroso e comecei a procurar respostas para o que estava passando”, conta o pai. “Na busca por ajuda para passar por aquele momento e entender mais esse processo organizei um evento que falava sobre a luta e a perda”, diz Jefferson.

O evento foi um sucesso e fez nascer nele a vontade de ajudar outras pessoas que também enfrentavam a perda de um ente querido. “Depois do evento fui procurado por muitas pessoas que buscavam uma palavra de conforto. E a demanda foi só aumentando e senti a necessidade de ajudar. Ajudar os outros foi a forma que encontramos para ressignificar nossa dor’”, conta.

No início, o Instituto, que tem a frase “O amor nos faz voar” como lema e a pipa como símbolo. “O amor pelo Pablo é o que nos move. Ele está em tudo. O nome, a pipa que era brinquedo favorito dele... Quando criamos o instituto ele funcionava na nossa casa. Um tempo depois alugamos o espaço onde ele funciona hoje. Era com parte do meu próprio salário e a ajuda de amigos que transformamos o local no que ele é hoje”, diz Jefferson.

No espaço, os interessados recebem acompanhamento com psicanalista (voluntário) e também são realizados grupos de estudo e acolhimento fraterno.

O Instituto oferece ainda atividades esportivas e culturais. Nas quartas-feiras, pais e filhos, participam de aulas de capoeira. Aos sábados, são fornecidas aulas de violão, flauta e coral. Enquanto o projeto de capoeira é custeado com recursos próprios, desde o início deste ano as aulas de música têm parceria com a FEAC (Fundação Esporte Arte Cultura).

Atualmente, o instituto atende 120 pessoas, entre crianças e adultos, nos três dias semanaisde funcionamento. O desejo dos fundadores, e dos 12 voluntários que atendem no local, é ampliar o atendimento para todos os dias da semana.

“O nosso desejo é ter condições para atender mais dias por semana e ampliar o número de pessoas acolhidas. O Instituto Pablo Henrique, além dos atendimentos que já prestamos, foi criado para ser um espaço que proporciona conforto para crianças com comorbidades, mas, além disso, também temos um olhar integrado para o desenvolvimento e para as necessidades específicas das crianças e jovens”, diz Jefferson.

Como ajudar?

É possível ajudar o Instituto Pablo Henrique doando peças e objetos para o bazar permanente mantido no local, com alimentos ou qualquer valor em dinheiro. O Instituto também está me busca de voluntários como psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo.

“Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Aqui, além das atividades culturais, ajuda para famílias em situação de vulnerabilidade e o acolhimento para pessoas que sofreram alguma perda, também temos o atendimento para crianças e adolescentes que possuem comorbidades, como era o caso do Pablo”, explica Jefferson. “Ainda é um trabalho pequeno, mas que desejamos ampliar. E, para isso, precisamos de voluntários”, diz o fundador do Instituto.

Os interessados podem realizar doações através do PIX que é o CNPJ - 38.374.398.0001.07; pelo Picpay Instituto Pablo Henrique; ou no Pag Seguro Agência - 0001 | Conta - 32135616-4. Para se tornar um voluntário basta entrar em contato pelos telefones (16) 3702-8967 e 99050-1669 (WhatsApp).

Serviço

O Instituto Pablo Henrique fica na Rua Amadeu Fuentes, 380, Jardim Miramontes. É possível saber mais sobre o espaço pelas redes sociais: Instagram (@institutopablohenrique); Youtube e Facebook (Instituto Pablo Henrique); e site (https://institutopablohenrique.com.br/).

O funcionamento do instituto é as terças e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

 

 

LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia