O valor do dólar influencia a economia de todo o mundo. No Brasil, a oscilação de preço da moeda norte-americana impacta o mercado nacional de diferentes maneiras. O setor de exportações, em especial, pode sofrer mais: empresas que dependem do câmbio se veem à mercê das flutuações e da imprevisibilidade de caixa, o que pode custar boas oportunidades de negócio e até mesmo de crescimento da companhia.
Apesar disso, uma gestão financeira inteligente, voltada para estratégias de otimização de fluxo de caixa, pode ajudar empresas exportadoras a encarar os desafios da variação cambial. A trava de exportação é uma modalidade de proteção cambial pensada para esse cenário. Por meio dela é possível diluir os riscos da variação cambial e, assim, proporcionar mais segurança nas operações de câmbio.
Mas afinal, o que é trava de exportação?
A trava de exportação é uma forma de proteção cambial contra as variações, principalmente, do dólar em transações internacionais. Nesse modelo, o exportador bloqueia a taxa de câmbio no momento mais propício para seu negócio por meio do fechamento do contrato de câmbio de exportação, o que pode acontecer antes ou depois do embarque das mercadorias ou da prestação de serviços no exterior.
Vale lembrar: a trava de exportação não é uma modalidade de financiamento, e, sim, um mecanismo de proteção cambial.
A trava pode ser feita assim que a exportação for negociada (antes mesmo do embarque das mercadorias), garantindo ao exportador previsibilidade de fluxo de caixa que será recebido, já que o exportador já definiu uma cotação cambial, deixando de ficar exposto a essas flutuações.
A liquidação é realizada em data pré-estabelecida, com efetivação do câmbio nas quantidades e valores acordados.
Como funciona
A trava permite ao exportador fixar a taxa cambial em um dia para a moeda estrangeira que será recebida no futuro. Por isso, na prática, a empresa realiza a trava da taxa do câmbio de exportação no dia da negociação com o banco. Nesse momento, o prazo e a forma de liquidação com a operação futura já são negociados.
No vencimento, a empresa deve receber uma ordem de pagamento de exportação, apresentar os documentos cambiais e solicitar a liquidação da trava. O crédito é feito na conta da empresa pela taxa do dólar, ou da moeda estrangeira negociada, fechada inicialmente, sem ajustes.
A trava de exportação é uma modalidade pensada para empresas exportadoras de mercadorias ou prestadores de serviços de qualquer natureza, como agronegócio, indústria, comércio, serviços, entre outros.
Saiba mais – Travelex Bank
Quer mais informações sobre trava de exportação ou outras modalidades de proteção cambial? Procure um de nossos especialistas em câmbio.
Com um atendimento dedicado e com expertise em câmbio, o Travelex Bank sinaliza o momento em que o câmbio atinge a melhor taxa para a sua operação. Isso, claro, só é possível por conta do relacionamento tratado.
Continue se informando sobre as principais novidades de economia e soluções de câmbio. Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e YouTube.
Faça parte também do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link. O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado.
Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.
Confidence Câmbio/Travelex Bank
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia