Banner

Projeto verão e carnaval: uso de anabolizantes pode gerar danos irreversíveis à saúde do corpo

Foto
Artigos 03 Fev, 2025
Especialistas alertam para principais problemas causados por essa substância, explicam os sintomas e recomendam hábitos saudáveis

Com a chegada do verão e a proximidade do carnaval, as pessoas intensificam a busca por um corpo malhado. Para isso, o recomendado é manter um ritmo na academia, alimentação saudável e consultas com profissionais que ajudem a alcançar bons resultados. Contudo, ainda é comum recorrer a alternativas que parecem mais fáceis quando, na verdade, têm efeitos severos. Um exemplo disso é o uso de anabolizantes para esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética. Segundo estudo articulado pelo Valor em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda de anabolizantes com testosterona sintética saltou 670% nos últimos cinco anos.

Os dados são expressivos e acendem o alerta para os inúmeros problemas que essas substâncias podem causar à saúde do corpo de forma integral e, sobretudo, ao coração. Francisco José Júnior, médico cardiologista do Instituto de Educação Médica, endossa que essas substâncias “aumentam a síntese proteica ao promover o crescimento muscular, mas também interferem no equilíbrio hormonal, levando a efeitos adversos como a retenção de líquidos; alterações metabólicas, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL); causa danos ao fígado e rins, uma vez que afetam o metabolismo e eliminam toxinas de forma inadequada, além de gerar impacto psicológico”, explica.

Importante frisar que o coração é o principal órgão afetado. O Dr. Francisco observa que os principais riscos incluem hipertrofia do coração, já que o músculo cardíaco cresce de forma anormal, o que dificulta o bombeamento eficaz do sangue. Sem contar que provoca hipertensão arterial, pois o aumento da pressão sobrecarrega o coração e pode levar a danos nos vasos sanguíneos. “Há também arritmias cardíacas, que geram batimentos cardíacos irregulares que podem causar desmaios ou até parada cardíaca. O infarto do miocárdio pode ocorrer devido ao aumento de placas de gordura nas artérias (aterosclerose) e, ainda, a insuficiência cardíaca”, pondera.

Nem todos os efeitos coletarias são reversíveis, mas suspensão do uso é indispensável

Especificamente quanto aos sintomas, pessoas que usam anabolizantes devem estar atentas a situações que podem indicar complicações graves. Entre os efeitos, é válido citar: dor no peito ou desconforto; falta de ar persistente; palpitações ou arritmias; tonturas ou desmaios frequentes; inchaço nas pernas e pés e cansaço extremo. Pode ocorrer, também, o aumento anormal das mamas em homens, queda de cabelo acelerada, aparecimento de acne severa e alterações nos órgãos.

O Dr. Francisco explica que nos casos de aparecer sintomas, é sempre fundamental buscar um médico; e quanto à interrupção do uso de anabolizantes, isso “pode trazer alívio parcial para alguns efeitos colaterais, mas nem todos os danos são reversíveis”, alerta. As alterações leves nos níveis de colesterol e na pressão arterial podem se normalizar com o tempo e mudanças no estilo de vida. Contudo, os danos estruturais ao coração, como hipertrofia e fibrose, podem ser permanentes. Os problemas cardiovasculares graves, como insuficiência cardíaca ou aterosclerose, podem continuar a progredir, mesmo após a interrupção do uso.

Alimentação balanceada é essencial para um corpo saudável

A coordenadora do curso de Nutrição do Unitoledo Wyden, Theda Suter, alerta que o uso de anabolizantes pode causar impactos permanentes na saúde. Para alcançar um corpo definido de forma segura, ela recomenda “estratégias personalizadas e sustentáveis, que respeitem os limites do organismo”.

Theda enfatiza que “uma alimentação equilibrada e adaptada às necessidades individuais é essencial para o ganho de massa muscular e a manutenção da saúde”. Ela explica que a dieta deve ser ajustada ao gasto energético e às condições climáticas, sugerindo “a divisão adequada das refeições ao longo do dia, com proteínas e carboidratos em momentos estratégicos, como antes e depois do treino”. Além disso, ressalta que dietas extremamente restritivas podem levar a deficiências nutricionais, à perda de massa muscular e à queda no desempenho físico.

A suplementação, quando necessária, deve ser orientada por um profissional. “Suplementos como whey protein, creatina e ômega-3 podem auxiliar no desempenho e na recuperação muscular, mas sua indicação deve ser individualizada e baseada em necessidade real”, explica.

A construção de um corpo saudável e esteticamente equilibrado exige consistência nos hábitos alimentares e treinos regulares. “Essa abordagem gradual proporciona resultados duradouros, reduzindo riscos à saúde e evitando frustrações”, conclui a professora Theda Suter.

 

 

 

Fonte: Conceito Comunicação    Foto: Imagem Freepik 

saude, bemestar, cuidados, corposaudavel, nutricao
LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia