Banner

Cuidados na prática de Dropshipping para evitar consequências jurídicas

Foto
Artigos 16 Jan, 2025
Primeiro artigo jurídico do Portal ACIF de 2025 aborda prática de comércio que se baseia no acordo entre vendedor e fornecedor

O dropshipping se trata de uma prática de comércio que se baseia no acordo entre vendedor e fornecedor. O vendedor vende os produtos do fornecedor por meio de uma plataforma digital e esse fica responsável pela entrega ao consumidor.

Um dos motivos de esse modelo de negócio ter se tornado tão popular é o baixo investimento inicial, uma vez que não é necessário a manutenção de um estoque. Além disso, o dropshipping permite uma maior variedade de produtos a serem vendidos e menos trabalho com logísticas de entrega e armazenamento ao empreendedor.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados ao adotar essa prática na sua empresa, uma vez que é um modelo novo e ainda não completamente regularizado pela legislação brasileira.

Um dos grandes problemas que enfrentamos ao lidar com o dropshipping é a falta de controle dos produtos vendidos, que pode acarretar na baixa qualidade e até na venda sem estoque. Os vícios ou defeitos nos produtos podem, por sua vez, levar à problemas judiciais, já que a responsabilidade pode recair sobre o lojista, mesmo que esse não seja o fabricante.

Para mitigar esses riscos, é fundamental estabelecer contratos claros e abrangentes com os fornecedores. Esses acordos devem detalhar os termos e condições da parceria, incluindo preços, qualidade dos produtos, prazos de entrega e responsabilidades de ambas as partes. Isso ajuda não apenas a evitar conflitos futuros, mas também assegura uma relação comercial sólida. Por isso, é necessário ter um advogado de sua confiança que lhe auxilie na parte burocrática.

Outra estratégia eficaz é fornecer informações detalhadas sobre os produtos em sua loja virtual. Descrições completas e precisas, que incluam características, funcionalidades e quaisquer advertências relevantes. Isso evita problemas decorrentes de informações enganosas e a decepção dos clientes.

Assim como qualquer outro negócio, é vital que a sua loja esteja de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e, se tratando de uma plataforma digital, com a LGPD. E para isso é necessário estar atento à legislação e à possíveis alterações que possam ocorrer.

Em suma, operar no modelo de dropshipping exige cautela e atenção às obrigações legais. Ao seguir essas diretrizes e considerar a consultoria de profissionais especializados, você poderá não apenas proteger seu negócio, mas também promover um ambiente de vendas mais seguro e ético. A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar dores de cabeça no futuro e garantir o sucesso do seu empreendimento.

Para o esclarecimento de dúvidas deste tipo ou de qualquer outro tema, além de sugestões, o departamento jurídico da ACIF está sempre à disposição dos seus associados, seja presencialmente, via e-mail (juridico@acifranca.com.br) ou WhatsApp (16 99722-7027).

 

 

Isabella Paião Belissimo Rodrigues/Adalberto Griffo Júnior - GMG Advogados  Foto: Imagem Ilustrativa 

-artigos, -juridico, -dropshipping, -mercado, -empreender, -empreendedorismo, -vendas
LOCALIZAÇÃO

R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670

Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dúvidas, Reclamações e Sugestões

Entre em contato conosco:

(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195

CNPJ: 47985577/0001-63

SIGA-NOS

© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia